quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Planejamento 001/2018 - jogo da tabuada




ALEXANDRA SACCHET
BRUNA A. BORGES DA SILVA
JOSÉ CLEBER MESQUITA
DÉBORA MARQUES MENDES
KARLANI MACHADO
RAFAELA BERTAZZO
STEFFANY CARDOSO
SUPERVISORA: MARIANE MARIA SCHONS
COORDENADORA: CRISTIANE BACKES WELTER

PLANEJAMENTOS

TEMAS GERADORES: Emoção e Movimento

1.    ATIVIDADES REALIZADAS na EMEF Américo Ribeiro Mendes

1.1 -  ATIVIDADE MATEMÁTICA
Pibidiana: Karlani Machado
Turno: Tarde
Turma: 3º Ano B
Data: 10.10.18

Objetivo: Revisão e fixação dos estudos sobre multiplicação, com foco nas tabuadas do 3, 4, 5 e 6. A partir da proposta de um jogo que visa novas possibilidades de interação entre os educandos permitindo a construção de afetividade e  uma variação da percepção do mundo.

Procedimento da aula:

1º Momento: Criação de grupos por cores, sendo quatro (4) alunos para cada cor. Será exposto sobre uma mesa papéis coloridos (azul, verde, vermelho e amarelo), um aluno por vez irá até a mesa retirar o papel que desejar. Em seguida, os alunos que optaram pela mesma cor formarão grupos.

2º Momento: Será desenhado no quadro o tabuleiro que irão receber e explicado como funcionará o jogo e o  modo que deverão registrá-lo.
3º Momento: Os grupos iniciarão o jogo enquanto a professora e a pibidiana irão auxiliar no que necessário.

Jogo da Tabuada:
Cada tabuleiro possui círculos, dentro de cada círculo contém por escrito os fatores (do 0 ao 10) de uma tabuada (para essa atividade optou-se pelas tabuadas do 3, 4, 5 e 6). Os fatores das operações foram distribuídas de modo desordenado, também conterá copos descartáveis com o produto das operações de multiplicação por escrito ao fundo do objeto, sendo assim, os alunos deverão colocar o produto (copo) acima dos fatores (círculos).

Exemplo:
Cada grupo receberá um copo contendo papéis com os números de 0 a 10 a fim de que um integrante por vez retire um número (como um sorteio) e responda a operação de acordo com a tabuada do tabuleiro que o grupo recebeu. Ou seja, se o grupo estiver com o tabuleiro da tabuada do 3, e o integrante retirar o número 5 ele terá de responder quanto é 3x5, se o jogador da rodada não souber a resposta, passa para o próximo jogador, e assim por diante, aquele que tiver encontrado mais resultados vence.

Modo de registro: Todos os componentes dos grupos irão receber um placar para registro:

Cor
Conta
 Resultado
Aluno

Avaliação:
O modo de avaliação se dará a partir da observação e correção dos registros feitos pelos alunos, a fim de identificar quais são as maiores dificuldades de aprendizagem das tabuadas sugeridas no jogo. Além de, observação sobre o modo de interação e percepção nos grupos.

Síntese Reflexiva:

O modo de criação dos grupos proporcionou o estabelecimento de novas relações, pois se fosse permitido que os alunos escolhessem por conta própria (sem nenhuma intervenção do instrutor) acabariam formando grupos com colegas dos quais já possuem maior interação.
 Consequentemente, houve a possibilidade de uma nova percepção do mundo dentro da sala de aula, a partir de uma atividade coletiva possibilitou-se a criação de laços afetivos distintos. Ou seja, o movimento e a emoção se fizeram fiéis a seus papéis de temas geradores.
Sendo assim, pensando o trabalho em grupo observou-se muito forte a empatia, pois quando algum componente demonstrava não compreender a proposta do jogo os demais explicavam quantas vezes fosse necessário sem pré-julgamentos, esperavam com paciência a jogada de cada um, essa observação se mostrou unânime em todos os grupos.
Á vista disso, os alunos demonstraram interesse e grande participação, colaborando para a execução do mesmo, percebeu-se como maior dificuldade as tabuadas do 6 e do 4 no momento da realização do jogo, pois os jogadores frequentemente pediam auxílio a professora e a pibidiana.

Bolsistas de iniciação envolvidos: Karlani Machado

Escola atendida e Projeto EMEF Américo Ribeiro Mendes – Projeto PIBID Pedagogia Caxias

Séries atendidas: 3° ano B

Número de alunos atendidos: 16

Texto revisado por Profa. Dra. Cristiane Backes Welter

Oficina realizada no dia 10 de outubro de 2018

Apoio - CAPES - Programa Pibid

Nenhum comentário:

Postar um comentário