ALEXANDRA SACCHET
BRUNA A. BORGES DA
SILVA
JOSÉ CLEBER MESQUITA
DÉBORA MARQUES MENDES
KARLANI MACHADO
RAFAELA BERTAZZO
STEFFANY CARDOSO
SUPERVISORA: MARIANE
MARIA SCHONS
COORDENADORA:
CRISTIANE BACKES WELTER
PLANEJAMENTOS
TEMAS GERADORES:
Emoção e Movimento
1.
ATIVIDADES REALIZADAS na EMEF Américo Ribeiro
Mendes
1.1 - ATIVIDADE MATEMÁTICA
Pibidiana: Karlani Machado
Turno: Tarde
Turma: 3º Ano B
Data: 10.10.18
Objetivo: Revisão e fixação dos
estudos sobre multiplicação, com foco nas tabuadas do 3, 4, 5 e 6. A partir da
proposta de um jogo que visa novas possibilidades de interação entre os
educandos permitindo a construção de afetividade e uma variação da
percepção do mundo.
Procedimento da aula:
1º Momento: Criação de grupos
por cores, sendo quatro (4) alunos para cada cor. Será exposto sobre uma mesa
papéis coloridos (azul, verde, vermelho e amarelo), um aluno por vez irá até a
mesa retirar o papel que desejar. Em seguida, os alunos que optaram pela mesma
cor formarão grupos.
2º Momento: Será desenhado no
quadro o tabuleiro que irão receber e explicado como funcionará o jogo e o
modo que deverão registrá-lo.
3º Momento: Os grupos iniciarão
o jogo enquanto a professora e a pibidiana irão auxiliar no que necessário.
Jogo da Tabuada:
Cada tabuleiro possui círculos, dentro
de cada círculo contém por escrito os fatores (do 0 ao 10) de uma tabuada (para
essa atividade optou-se pelas tabuadas do 3, 4, 5 e 6). Os fatores das
operações foram distribuídas de modo desordenado, também conterá copos
descartáveis com o produto das operações de multiplicação por escrito ao fundo
do objeto, sendo assim, os alunos deverão colocar o produto (copo) acima dos
fatores (círculos).
Exemplo:
Cada grupo receberá um copo contendo papéis com os números de 0 a 10 a
fim de que um integrante por vez retire um número (como um sorteio) e responda
a operação de acordo com a tabuada do tabuleiro que o grupo recebeu. Ou seja,
se o grupo estiver com o tabuleiro da tabuada do 3, e o integrante retirar o
número 5 ele terá de responder quanto é 3x5, se o jogador da rodada não souber
a resposta, passa para o próximo jogador, e assim por diante, aquele que tiver
encontrado mais resultados vence.
Modo de registro: Todos os componentes
dos grupos irão receber um placar para registro:
Cor
|
Conta
|
Resultado
|
Aluno
|
Avaliação:
O modo de avaliação se dará a partir da
observação e correção dos registros feitos pelos alunos, a fim de identificar
quais são as maiores dificuldades de aprendizagem das tabuadas sugeridas no
jogo. Além de, observação sobre o modo de interação e percepção nos grupos.
Síntese Reflexiva:
O modo de criação dos grupos
proporcionou o estabelecimento de novas relações, pois se fosse permitido que
os alunos escolhessem por conta própria (sem nenhuma intervenção do instrutor)
acabariam formando grupos com colegas dos quais já possuem maior interação.
Consequentemente, houve a possibilidade de uma
nova percepção do mundo dentro da sala de aula, a partir de uma atividade
coletiva possibilitou-se a criação de laços afetivos distintos. Ou seja, o
movimento e a emoção se fizeram fiéis a seus papéis de temas geradores.
Sendo assim, pensando o trabalho em
grupo observou-se muito forte a empatia, pois quando algum componente
demonstrava não compreender a proposta do jogo os demais explicavam quantas
vezes fosse necessário sem pré-julgamentos, esperavam com paciência a jogada de
cada um, essa observação se mostrou unânime em todos os grupos.
Á vista disso, os alunos demonstraram
interesse e grande participação, colaborando para a execução do mesmo,
percebeu-se como maior dificuldade as tabuadas do 6 e do 4 no momento da
realização do jogo, pois os jogadores frequentemente pediam auxílio a
professora e a pibidiana.
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