terça-feira, 20 de novembro de 2018

Planejamento 003/2018 - jogo corrida das emoções




ALEXANDRA SACCHET
BRUNA A. BORGES DA SILVA
JOSÉ CLEBER MESQUITA DORNELLES
DEBORA MARQUES MENDES
KARLANI MACHADO
RAFAELA BERTAZZO DA SILVA
STEFFANY RAMOS CARDOSO ALVES

SUPERVISORA: MARIANE MARIA SCHONS
COORDENADORA: CRISTIANE BACKES WELTER

PLANEJAMENTOS

TEMAS GERADORES: Emoção e Movimento

1. ATIVIDADE REALIZADA na E.M.E.F. Américo Ribeiro Mendes
1.1 - ATIVIDADE MOVIMENTO E EMOÇÃO
Pibidiano: Débora Marques Mendes e José Cleber Dornelles
Turno: Tarde
Turma: 2° Ano B
Data: 25.10.18

Objetivo: Compreender as diferentes emoções que demonstramos em
nosso dia a dia, para podermos compreender os colegas.

Procedimento da aula:

1° Momento: Os alunos serão divididos em 3 grupos com 5 alunos cada.
Solicitamos que 4 alunos de cada grupo fiquem junto com os 4 cones onde foram
postos os emojis com as 4 tipos de emoções. Enquanto 1 aluno ficaria com os
outros 4 cones do grupo.

2° Momento: Serão postos nos 4 cones em frente aos alunos. Solicitaremos a um
integrante de cada grupo, por vez, para olhar o emoji e coordenadamente correr
para demonstrar, através de mímicas, para o colega que ficou nos outros cones
para que este identifique a emoção representada e assim possa colocar as carinhas
em seus cones.

3° Momento: Os alunos irão iniciar o jogo enquanto a professora e os pibidianos
vão orientá-los.

Corrida das emoções:

Para o jogo são utilizados 32 cartilhas de emojis, sendo 8 carinhas repetidas 4
vezes e 16 cones onde 4 ficarão com as emoções escolhidas entre as 8, e os outros
12 cones serão colocados em frente a 1 aluno de cada grupo.
Os outros integrantes do grupo ficarão atrás dos 4 cones que estão com os emojis
para que possam olhá-los e demonstrar através de mímicas para o colega que ficou
com os cones referente ao seu grupo. Este irá interpretar a emoção e escolher entre
suas 8 cartilhas de emojis para poder colocar em frente ao seu cone.
Ganha quem completar o quadro das emoções primeiro e igual ao 4 cones de
referência.

Avaliação:

O modo de avaliação se dará a partir da observação de como as crianças
interpretaram as emoções demonstradas pelos colegas e sua interação em grupo.

Síntese Reflexiva:

Este projeto foi aplicado com intuito de mostrar para as crianças que temos várias
emoções dentro de nós e que demonstra-las não é sinal de fraqueza e que também
não devemos ter vergonha delas, pois elas são normais de todo o ser humano.
Assim, as crianças perceberam que quando algum coleguinha está triste, não
devemos rir dele e sim, ajudar pois nem sempre estaremos com um bom humor.
Com o jogo também, pudemos perceber que os alunos, quando tinham dificuldade
de compreender o jogo, os colegas não os auxiliavam, porque queriam jogar logo.
Quando nós parávamos o jogo para explicar algum detalhe, eles ficaram muito
chateados. A partir dessas reflexões, começamos a criar um jogo para trabalhar a
falta de cooperação entre eles.

Bolsistas de iniciação envolvidos: Débora Marques Mendes e José Cleber Mesquita Dornelles. 

Escola atendida e Projeto EMEF Américo Ribeiro Mendes – Projeto PIBID Pedagogia Caxias

Séries atendidas: 2° ano B

Número de alunos atendidos: 15

Texto revisado por Profa. Dra. Cristiane Backes Welter

Oficina realizada no dia 25 de outubro de 2018

Apoio - CAPES - Programa Pibid

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