BRUNA A. BORGES DA SILVA
JOSÉ CLEBER MESQUITA DORNELLES
DEBORA MARQUES MENDES
KARLANI MACHADO
RAFAELA BERTAZZO DA SILVA
STEFFANY RAMOS CARDOSO ALVES
SUPERVISORA: MARIANE MARIA SCHONS
COORDENADORA: CRISTIANE BACKES WELTER
PLANEJAMENTOS
TEMAS GERADORES: Emoção e Movimento
1. ATIVIDADE REALIZADA na E.M.E.F. Américo Ribeiro Mendes
1.1 - ATIVIDADE MOVIMENTO E EMOÇÃO
Pibidiano: Débora Marques Mendes e José Cleber Dornelles
Turno: Tarde
Turma: 2° Ano B
Data: 25.10.18
Objetivo: Compreender as diferentes emoções que demonstramos em
nosso dia a dia, para podermos compreender os colegas.
Procedimento da aula:
1° Momento: Os alunos serão divididos em 3 grupos com 5 alunos cada.
Solicitamos que 4 alunos de cada grupo fiquem junto com os 4 cones onde foram
postos os emojis com as 4 tipos de emoções. Enquanto 1 aluno ficaria com os
outros 4 cones do grupo.
2° Momento: Serão postos nos 4 cones em frente aos alunos. Solicitaremos a um
integrante de cada grupo, por vez, para olhar o emoji e coordenadamente correr
para demonstrar, através de mímicas, para o colega que ficou nos outros cones
para que este identifique a emoção representada e assim possa colocar as carinhas
em seus cones.
3° Momento: Os alunos irão iniciar o jogo enquanto a professora e os pibidianos
vão orientá-los.
Corrida das emoções:
Para o jogo são utilizados 32 cartilhas de emojis, sendo 8 carinhas repetidas 4
vezes e 16 cones onde 4 ficarão com as emoções escolhidas entre as 8, e os outros
12 cones serão colocados em frente a 1 aluno de cada grupo.
Os outros integrantes do grupo ficarão atrás dos 4 cones que estão com os emojis
para que possam olhá-los e demonstrar através de mímicas para o colega que ficou
com os cones referente ao seu grupo. Este irá interpretar a emoção e escolher entre
suas 8 cartilhas de emojis para poder colocar em frente ao seu cone.
Ganha quem completar o quadro das emoções primeiro e igual ao 4 cones de
referência.
Avaliação:
O modo de avaliação se dará a partir da observação de como as crianças
interpretaram as emoções demonstradas pelos colegas e sua interação em grupo.
Síntese Reflexiva:
Este projeto foi aplicado com intuito de mostrar para as crianças que temos várias
emoções dentro de nós e que demonstra-las não é sinal de fraqueza e que também
não devemos ter vergonha delas, pois elas são normais de todo o ser humano.
Assim, as crianças perceberam que quando algum coleguinha está triste, não
devemos rir dele e sim, ajudar pois nem sempre estaremos com um bom humor.
Com o jogo também, pudemos perceber que os alunos, quando tinham dificuldade
de compreender o jogo, os colegas não os auxiliavam, porque queriam jogar logo.
Quando nós parávamos o jogo para explicar algum detalhe, eles ficaram muito
chateados. A partir dessas reflexões, começamos a criar um jogo para trabalhar a
falta de cooperação entre eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário