ANDREIA WON MILLER
BRUNA A. B. DA SILVA
BRUNA A. B. DA SILVA
DÉBORA MENDES
JOSÉ CLEBER
JOSÉ CLEBER
KARLANI MACHADO
RAFAELA BERTAZZO
STEFFANY CARDOSO
STEFFANY CARDOSO
SUPERVISORA: MARIANE MARIA SCHONS
COORDENADORA: CRISTIANE BACKES WELTER
PLANEJAMENTOS
TEMAS GERADORES:
Emoção e movimento
1. Atividades
realizadas na E.M.E.F. Américo Ribeiro Mendes
1.1. ATIVIDADE
MATEMÁTICA
Pibidiana: Bruna A.
Borges da Silva
Turno: Manhã
Turma: 4º ano
Data: 08.11.18
Obs.:
A Andreia Won Miller participou apenas da aplicação do jogo, porém não do
planejamento da atividade.
Objetivo:
Trabalhar
com situações-problema de matemática, pois os alunos apresentavam ainda certa
dificuldade na interpretação dos problemas e suas resoluções. Á partir da
proposta de um jogo que visa à fixação da resolução de cada tipo de problema
matemático.
Procedimento da aula:
1º momento: A
turma foi dividida em seis (6) grupos com quatro (4) alunos cada grupo, sendo
que cada grupo tinha uma cor diferente.
2º
momento: Foi desenhada no quadro uma tabela com os grupos, e íamos
preenchendo-a com a pontuação que cada grupo fazia.
3º momento: Começou
o jogo e as pibidianas auxiliaram os alunos para se ajudarem dentro dos seus
respectivos grupos.
Jogo dos problemas matemáticos:
Cada
ficha tem uma cor diferente, com sete problemas matemáticos cada. Cada ficha
contem problemas matemáticos de adição, subtração, divisão e multiplicação,
sendo que foram um ou dois problemas de cada operação. E, para o grupo pontuar precisa
que todos os integrantes concluam a conta de forma correta.
Exemplo:
Cada grupo receberá
uma ficha de uma cor, com os respectivos problemas matemáticos da ficha a fim
de que para pontuar, todos os integrantes do grupo tenham resolvido o cálculo
corretamente. Ou seja, se a conta for de adição eles devem realizar o cálculo
correto.
Modo de registro:
O
registro foi feito no quadro com os grupos a partir da pontuação de cada um.
Avaliação:
O modo de avaliação
será a partir da observação, correção e participação dos alunos na atividade
proposta. Se todos conseguem fazer ou se ainda tem alguém com dificuldade na
resolução dos problemas. Além da interação entre os integrantes dos grupos.
Síntese reflexiva:
Esta
atividade foi aplicada com o objetivo de incentivar os alunos a trabalhar
em grupos, para aprenderem a ter cooperação
uns com os outros, pois para o grupo pontuar
todos precisavam ter respondido a questão corretamente. E, com esta
atividade percebemos a dificuldade que os alunos tinham de se ajudar, pois
quando um sabia não ajudava os outros.
Quando
parávamos o jogo para explicar algo, ou até mesmo para esperar os colegas
terminarem antes de começar a próxima questão eles ficavam impacientes, pois
não queriam esperar esse tempo e, sim queriam terminar a questão antes para
pontuar.
Com
esta atividade queríamos também mostrar o quanto o trabalho em equipe é
importante para que todos pudessem ganhar pontos e não apenas uma pessoa
pontuar.
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