terça-feira, 20 de novembro de 2018

Planejamento 002/2018 - Jogo dos problemas matemáticos


ALEXANDRA SACCHET
                                                     ANDREIA WON MILLER
                                                      BRUNA A. B. DA SILVA
DÉBORA MENDES
JOSÉ CLEBER
KARLANI MACHADO
RAFAELA BERTAZZO
STEFFANY CARDOSO

SUPERVISORA: MARIANE MARIA SCHONS
COORDENADORA: CRISTIANE BACKES WELTER

PLANEJAMENTOS

TEMAS GERADORES: Emoção e movimento

1. Atividades realizadas na E.M.E.F. Américo Ribeiro Mendes

1.1. ATIVIDADE MATEMÁTICA
Pibidiana: Bruna A. Borges da Silva
Turno: Manhã
Turma: 4º ano
Data: 08.11.18
Obs.: A Andreia Won Miller participou apenas da aplicação do jogo, porém não do planejamento da atividade.

Objetivo: Trabalhar com situações-problema de matemática, pois os alunos apresentavam ainda certa dificuldade na interpretação dos problemas e suas resoluções. Á partir da proposta de um jogo que visa à fixação da resolução de cada tipo de problema matemático.

            Procedimento da aula:
           
            1º momento: A turma foi dividida em seis (6) grupos com quatro (4) alunos cada grupo, sendo que cada grupo tinha uma cor diferente.
2º momento: Foi desenhada no quadro uma tabela com os grupos, e íamos preenchendo-a com a pontuação que cada grupo fazia.
            3º momento: Começou o jogo e as pibidianas auxiliaram os alunos para se ajudarem dentro dos seus respectivos grupos.
           
            Jogo dos problemas matemáticos:
            Cada ficha tem uma cor diferente, com sete problemas matemáticos cada. Cada ficha contem problemas matemáticos de adição, subtração, divisão e multiplicação, sendo que foram um ou dois problemas de cada operação. E, para o grupo pontuar precisa que todos os integrantes concluam a conta de forma correta.

            Exemplo:
            Cada grupo receberá uma ficha de uma cor, com os respectivos problemas matemáticos da ficha a fim de que para pontuar, todos os integrantes do grupo tenham resolvido o cálculo corretamente. Ou seja, se a conta for de adição eles devem realizar o cálculo correto.

            Modo de registro:
O registro foi feito no quadro com os grupos a partir da pontuação de cada um.

           







Avaliação:
            O modo de avaliação será a partir da observação, correção e participação dos alunos na atividade proposta. Se todos conseguem fazer ou se ainda tem alguém com dificuldade na resolução dos problemas. Além da interação entre os integrantes dos grupos.

            Síntese reflexiva:
Esta atividade foi aplicada com o objetivo de incentivar os alunos a trabalhar
em grupos, para aprenderem a ter cooperação uns com os outros, pois para o grupo pontuar  todos precisavam ter respondido a questão corretamente. E, com esta atividade percebemos a dificuldade que os alunos tinham de se ajudar, pois quando um sabia não ajudava os outros.
            Quando parávamos o jogo para explicar algo, ou até mesmo para esperar os colegas terminarem antes de começar a próxima questão eles ficavam impacientes, pois não queriam esperar esse tempo e, sim queriam terminar a questão antes para pontuar.
            Com esta atividade queríamos também mostrar o quanto o trabalho em equipe é importante para que todos pudessem ganhar pontos e não apenas uma pessoa pontuar.

Bolsistas de iniciação envolvidos: Andreia Won Miller e Bruna A. B. da Silva. 

Escola atendida e Projeto EMEF Américo Ribeiro Mendes – Projeto PIBID Pedagogia Caxias

Séries atendidas: 4° ano

Número de alunos atendidos: 28

Texto revisado por Profa. Dra. Cristiane Backes Welter

Oficina realizada no dia 08 de novembro de 2018

Apoio - CAPES - Programa Pibid

Nenhum comentário:

Postar um comentário